Casa Fiat de Cultura (Brasil)

casafiatdecultura

A Casa Fiat de Cultura faz parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, na cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Localizada no antigo edifício do Palácio dos Despachos (pertence ao Conjunto Arquitetônico e Histórico do Palácio da Liberdade, antiga sede administrativa do governo do estado de Minas Gerais) que passou por um processo de revitalização, o centro cultural mineiro é um espaço que visa a difusão da cultura brasileira e mundial.

Antes de ser aberta ao público, a Casa Fiat de Cultura (mantida pela Fiat Automóveis e demais empresas do Grupo Fiat) passou por uma reforma em seus cinco andares. O objetivo era fazer com que o local se transformasse num espaço com moderna tecnologia museológica, igual aos principais museus do mundo, ou seja, dentro dos padrões internacionais, com climatização e reserva técnica para receber obras de artes de alto nível.

A inauguração da casa foi em 2006, e desde então, vem se consolidando como um espaço importante na cena cultural de Belo Horizonte. Por lá já passaram mostras internacionais de artes plásticas, além de apresentações inéditas de acervos brasileiros. A apresentação de palestras, sessões de cinema e programas educativos também faz parte do conceito da casa, que é proporcionar uma variedade de programações culturais para todos os tipos de público.

Aos sábados, quem for visitar a Casa Fiat de Cultura também poderá assistir a uma missa, sempre semanal, às 11h. A missa aberta ao público é celebrada na Capela de Santana, localizada nos jardins do edifício. Construída no final dos anos 1950, a capela projetada pelo arquiteto Gilson de Paula é em estilo modernista. A iniciativa da construção da capela foi da então primeira-dama do Estado, Francisca Tamm Bias Fortes, esposa do Governador José Francisco Bias Fortes, conhecida como Dona Queridinha.

A pedra fundamental da nova capela foi lançada em 26 de julho de 1957, dia de Santana, tendo contado com a presença do então presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira. A inauguração, no entanto, ocorreu somente no ano seguinte, em 8 de dezembro, em meio a uma grande solenidade que contou com a presença de importantes autoridades da época.

Uma curiosidade sobre a Capela de Santana é que vista de cima ela tem formato de “Q”, em homenagem a Dona Queridinha. De autor desconhecido, uma escultura de Santana Mestra, com traços do século XVIII, esculpida em madeira, pode ser apreciada por quem frequenta as missas.

Horário de Funcionamento:
Terça a sexta
10h às 21h

Sábados, domingos e feriados
10h às 18h

Preço do Ingresso:
Gratuito

Como chegar:
De ônibus:
Várias linhas de ônibus passam próximo à Praça da Liberdade. Confira algumas delas.

SC02A – SC02B – SC04A – SC04B – SE01 – 2004 – 2101 – 2103 – 2104 – 2152 – 4032 – 4034 – 4106 – 4111 – 4110 – 5031 – 5101 – 5102 – 8001 – 8102 – 8106 – 8107 – 8108 – 9103 – 9105 – 9106

Leia mais sobre o Brasil – Clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *