Torre de Pisa (Itália)

torredepisa

Se você não sente vertigem, tontura e nem tem medo de altura, então não perderá a chance de ir até a cidade de Pisa, para conhecer a Torre de Pisa, famoso monumento que chama a atenção dos visitantes devido à sua inclinação. Mas, é preciso ter fôlego e disposição, já que para chegar ao topo da torre é preciso subir quase 300 degraus em espiral. A subida ao ponto turístico de Pisa é controlado, e a visita dura cerca de 30 minutos, mas quem não quer aproveitar a vista que se tem lá do alto?

Localizada na Piazza dei Miracoli, a Torre de Pisa foi construída em mármore branco, tem 56 metros de altura no lado mais alto da torre e sete andares. Por ser um dos monumentos italianos mais famosos e visitados, sempre há filas para subir. Por isso, o ideal é chegar com meia hora de antecedência, guardar a bolsa e a mochila no guarda-volumes e se preparar para encarar os degraus. É importante lembrar que o bilhete tem hora marcada, por isso não se atrase, ou então terá que esperar uma próxima oportunidade para subir até o topo da torre.

Originalmente, a torre era para ser na vertical, porém, desde o início da construção, em 1173, ela começou a dar sinais de que não seria fácil manter-se em pé. Erros do projeto (a fundação foi mal construída), somado ao solo fraco e instável e ao peso da estrutura fizeram com que o assentamento da fundação apresentasse problemas, ocasionando a cessão do terreno e a inclinação da torre.

O monumento italiano chegou a ser fechado ao público, pois corria o risco de desmoronar. A partir de então, começaram a ser estudadas medidas para salvar a Torre de Pisa. Afinal, pode-se afirmar que o monumento é o símbolo principal da cidade, atraindo à Pisa uma legião de turistas todos os anos. Por isso, era preciso preservá-la. Assim sendo, para que a torre não tombasse ainda mais, e mantivesse a sua característica principal, foi feito um trabalho de restauração e reforço estrutural que permitiu reverter em cerca de dois graus a sua inclinação.

Horário de Funcionamento:
Dezembro e Janeiro
10h às 17h (a partir de 22 de dezembro a 6 de janeiro, das 9h às 19h)

Novembro e Fevereiro
9h40 às 17h40 (1º de novembro, das 9h às 18h)

Março
9h às 18h (a partir de 30 de março das 9h às 20h)
9h às 19h (de 23 a 29 de março)

Abril a Setembro
9h às 20h
8h30 às 22h (a partir de 17 de junho a 31 de agosto)

Outubro
9h às 19h (de 1º a 4 de outubro, das 9h às 20h)
9h às 18h (de 27 de outubro a 1º de novembro)

Obs1: A entrada para a Torre de Pisa só é permitida até 30 minutos antes do horário de fechamento do monumento.
Os ingressos podem ser adquiridos online (de 20 dias a 1 dia antes da data para a visita) ou na bilheteria da Piazza del Duomo, em Pisa.

Obs2: Não é possível fazer a reserva, marcação de visita por telefone.

Obs3: Crianças com menos de oito anos completos não têm autorização a entrar na torre.

Preço do Ingresso: (2015)
No local – 18€
Pela internet – 17€

Como chegar:
De ônibus:
A partir da estação de trem Central de Pisa (Pisa Centrale), pode-se apanhar o ônibus em direção à Torre. As opções são: linha RED LAM (pegar em frente à saída principal da estação e descer na parada Via Cameo / Piazza Manin); e a linha 4 (pegar em frente à estação principal e seguir até à parada Piazza Arcivescovado (Arcebispado)).

A pé:
Se você não está com pressa e gosta de caminhar, então a sugestão é seguir a pé da estação Central de Pisa. Basta seguir para a Piazza Vittorio Emanuele e pegar a Via Crispi. Depois, siga em frente até a Ponte Solferino, atravesse a ponte e pegue a Via Roma até a Piazza dei Miracoli, onde fica a Torre de Pisa. O tempo de caminhada é de cerca de 25 minutos.

De trem: Estação Pisa San Rossore
A pé:
Os trens regionais param na estação Pisa San Rossore. Saindo pela passagem subterrânea da Piazza Fancelli, siga em frente até chegar a Via Andrea Pisano. Vire à esquerda e continue em frente até chegar a Piazza dei Miracoli. Tempo de caminhada: 5 minutos.

Leia mais sobre a Itália – Clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *