Torre de TV / DF (Brasil)

brasiliatvtower

Você já pensou um dia em visitar uma Torre de TV? Provavelmente isso nunca passou pela sua cabeça. Pois saiba que você pode ter uma grande surpresa. Então, para quem nunca imaginou em visitar uma fique sabendo que a Torre de TV de Brasília, localizada no Eixo Monumental, é um dos monumentos mais conhecidos e procurados pelos turistas no Distrito Federal. Inaugurada em 1967, a torre de transmissão televisiva tem 230 metros de altura. Ela foi projetada pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa. Vale destacar que a inspiração de Lúcio Costa para o projeto foi a Torre Eiffel, de Paris. Na frente da Torre de TV os turistas ainda podem apreciar a escultura “Era Espacial” de Alexandre Wakenwith.

Mas, a esta altura você deve estar se perguntando: afinal por que a Torre de TV atrai tanta gente durante todo o ano? Bom, uma das atrações principais é o seu mirante. Por estar localizado em um ponto central da capital (a cerca de 800 metros do Estádio Nacional Mané Garrincha), quem visita o monumento tem uma visão privilegiada da cidade, já que o mirante está a 75 metros de altura do solo. E o que se vê lá do alto? Além do Estádio Nacional de Brasília, a Esplanada dos Ministérios, o Congresso Nacional, a Catedral de Brasília, o Lago Paranoá e o Autódromo Nelson Piquet, entre outros prédios importantes. A capacidade do mirante é para 150 pessoas. Vale a pena esperar anoitecer para apreciar o pôr do sol lá de cima. O único ponto negativo é que muitas outras pessoas podem ter a mesma ideia e também esperar anoitecer para subir na torre, e aí, com certeza, o tempo de espera será bem maior.

Uma curiosidade sobre a Torre de TV é que o mirante foi inaugurado dois anos antes da torre, ou seja, em 1965. Assim, em 1967 surgia a Torre de TV cujo objetivo era receber as antenas de emissoras de rádio e televisão.

Além do mirante, outras duas atrações são a tradicional Feira de Artesanato e a fonte luminosa da Torre de TV. A Feira de Artesanato, inaugurada na década de 70 quando começaram a surgir as primeiras barracas embaixo da torre, apresenta hoje uma maior organização das barracas, já que foi construída uma estrutura fixa em uma área mais embaixo da torre para dar maior comodidade aos vendedores e aos compradores. Na Feira de Artesanato da Torre de TV de Brasília, o turista vai encontrar uma grande variedade de produtos, como bijuterias, móveis, peças de vestuário e arte em geral. Vale a pena passar por lá e conhecer o artesanato de Brasília.

E para melhorar ainda mais o local, antes da realização da Copa do Mundo de 2014, a Torre de TV de Brasília passou por uma restauração, contando também com uma reforma estrutural. Foram obras necessárias visando o bem-estar dos turistas, com a realização de obras de acessibilidade, como a inclusão de plataformas elevatórias para cadeirantes. Também foram instaladas escadas rolantes e ainda houve a troca dos três elevadores que ligam a Feira de Artesanato à Torre.

E por último, mas não menos importante, há que se ressaltar mais uma atração: a fonte luminosa da Torre de TV com 80 metros de diâmetro. Os turistas são brindados com um belo show musical de águas coloridas que encanta a todos que visitam o local. São 3,5 milhões de litros d’água, dois conjuntos de jatos, uma grande palmeira d´água iluminada e um jato que pode lançar água até 50 metros de altura.

O espetáculo de dança das águas é acompanhado pelo ritmo musical que sai de 28 alto-falantes. Impossível não querer tirar uma foto em frente à fonte luminosa. Um espetáculo de movimento, luzes e sons que seduz crianças, jovens e adultos. Ainda mais com a iluminação especial e super colorida que acompanha o movimento das águas.

Horário de Funcionamento (Mirante):
Terça a domingo
9h às 19h (mirante)

Preço do Ingresso:
Gratuito

Horários da Fonte Luminosa:
Terça a sexta
18h30 às 20h (ininterruptamente)

Sábados, domingos e feriados
10h30 às 17h30 (a cada 40 minutos)

Obs: Entre 13h10 e 14h30 a fonte fica desligada.

Preço do Ingresso:
Gratuito

Horários da Feira de Artesanato:
Terça a quinta
9h às 17h

Sexta a domingo
9h às 18h

Preço do Ingresso:
Gratuito

Como chegar:

De ônibus a partir do aeroporto:
Ônibus executivos (linha 113) saem do aeroporto em direção aos setores hoteleiros norte e sul. O embarque é feito na pista em frente ao desembarque dos portões 4 e 5. O ônibus executivo passa em frente a Torre de TV.

De ônibus:
As linhas 152, 152.2, 152.3, 108, 108.3, 108.5, 161 e 162 passam no Eixo Monumental.

De micro-ônibus (zebrinha):
As linhas 07, 08, 11, 16, 24, 25, 31, 32 e 113 passam no Eixo Monumental.

De metrô:
A estação de metrô Central é a que fica mais próxima.

Leia mais sobre o Brasil – Clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *